Laboratório de estudos sobre política, eleições e mídia (LEPEM)

Data de publicação: 26 de julho de 2022. Categoria: Pesquisa, Sociologia

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Monalisa Soares Lopes e Prof. Dr. Emanuel Freitas da Silva

Início da ação: 2004

Breve resumo das atividades desenvolvidas: Em junho de 2004, criou-se o Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM). A nossa missão é desenvolver pesquisas sobre articulações entre política e mídia face às reconfigurações da esfera pública. Além disso, pretende-se abordar temáticas como representações e práticas das elites políticas das três esferas de poder. Este grupo congrega docentes e estudantes de graduação e pós-graduação cujas pesquisas abordam a dinâmica dos processos políticos e eleitorais no Brasil e, de modo especial, no Ceará. Atualmente, além das pesquisas individuais dos pesquisadores/as, o Lepem conduz pesquisa financiada sobre a violência política de gênero analisando a trajetória de mulheres em cargos de representação no estado do Ceará. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, uma das propostas do laboratório tem sido a contribuição no debate público através da inserção de seus/suas pesquisadores/as como colunistas em jornais, revistas e portais de notícias.

Redes sociais/sites: Instagram: @lepemufc

Contatos: lepem@ufc.br