Vieses: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. João Paulo Pereira Barros

Início da ação: 2015

Breve resumo das atividades:

O VIESES: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação  foi criado em abril de 2015 e, desde 2016, caracteriza-se como um Programa de Extensão, por comportar um conjunto de ações integradas, de médio e longo prazo, articulando pesquisa, extensão e ensino concernentes às temáticas das expressões de violência e suas relações com os modos de subjetivação contemporâneos, com vistas primordialmente à promoção de intercessões entre a universidade e outros agentes sociais, aliando produção de conhecimento e processos de transformação social. O VIESES/UFC tem como objetivo principal construir espaços coletivos que articulem extensão, pesquisa e ensino que operarem como dispositivos de problematização dos modos de subjetivação em suas conexões com expressões de violência inscritas na contemporaneidade, com os campos da políticas públicas, direitos humanos e práticas socioinstitucionais, na interface da educação, da saúde, da assistência social e da justiça, amparando-se, teoricamente, em diálogos da psicologia com referenciais pós-estruturalistas, com estudos críticos à colonialidade e com perspectivas interseccionais de análise derivadas dos estudos feministas. O estado do Ceará e a cidade de Fortaleza são o estado e a capital com maiores índices de homicídios na adolescência desde 2015, ao mesmo tempo em que têm sido palco de profusão de movimentos sociais e coletivos infantojuvenis que produzem resistências a essa problemática, sendo esse o contexto no qual o programa se insere, a fim de implicar a psicologia na problematização e intervenção em torno da violência e dos processos de exclusão e desigualdade social a partir de marcadores de raça, classe, gênero, geração e território. Compondo o tripé universitário, desde 2021, dá continuidade à pesquisa guarda-chuva Aspectos Psicossociais da Violência e Práticas de Re-existência Juvenis em Periferias de Fortaleza-CE, bem como a 14 sub-investigações atreladas àquela pesquisa geral; 3 projetos de apoio e incentivo à permanência, voltados ao fomento de processos formativos dentro da universidade e à promoção de apoio psicológico a estudantes de graduação; 4 projetos de extensão articulados às pesquisas do VIESES (Histórias Desmedidas, Escutas Sensíveis, Artes Insurgentes e Maquinarias: infâncias em invenção), amalgamados pela tematização da violência, dos modos de subjetivação infantojuvenis, direcionando-se a segmentos infantojuvenis e seus familiares, bem como profissionais que atuam com tais segmentos. Além dos 2 projetos de extensão, outras ações extensionistas vem sendo desenvolvidas, tais como cursos de extensão e ações de incidência técnico-acadêmica em diferentes espaços institucionais voltados às temáticas da violência, exclusão social e modos de subjetivação contemporâneos. Em 2022, mais de 1000 pessoas foram beneficiadas diretamente por suas ações de extensão, pesquisa e formação/ensino.

Redes sociais/site: Instagram: @viesesufc

Contatos: viesesufc@ufc.br