História e Narrativa

Data de publicação: 5 de outubro de 2023. Categoria: História, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Meize Regina de Lucena Lucas e Prof. Dr. Francisco Régis Lopes Ramos

Início da ação: 2015

A narrativa não se reduz aos desdobramentos originários da divisão esquemática entre forma e conteúdo, texto e contexto ou escrito e oral, torna-se válido trabalhar a ficção como parte fundamental das práticas sociais historicamente localizadas. Torna-se legítimo, também, compreender a escrita da história como narrativa articulada em interação com outras disputas pelo sentido do tempo, em dimensões variadas e, por isso, não resumíveis ao ato de pensar em termos de divisões entre passado, presente e futuro. Torna-se legítimo, ainda, pensar numa história da narrativa levando-se em conta a narrativa da história como conhecimento que tem características próprias e cambiantes. Partindo destas questões básicas, o COLÓQUIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E NARRATIVA apresenta o debate sobre pesquisas comprometidas com a interdisciplinaridade, na perspectiva de (re)criar interações aprofundadas entre os estudos literários e as teorias da história, com destaque para indagações sobre os usos da ficção. O Colóquio Internacional História e Narrativa é um evento de realização semestral do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Sua primeira edição foi realizada nos dias 29 e 30 de maio de 2018 e contou com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, com destaque para a presença da professora Candece Slater, da Universidade da Califórnia – Berkeley. O segundo II Colóquio História e Narrativa: Por que ficção?, realizado nos dias 21 e 22 de setembro de 2018, contou com a presença de Aline Medeiros, ex-aluna do PGGH-UFC, e atualmente vinculada ao Arquivo Nacional da França; Edimilson Maia Júnior, da Universidade Estadual do Ceará. Na terceira III edição, nosso intuito é ampliar o canal de comunicação entre as pesquisas do doutorandos do PPGH-UFC com a comunidade acadêmica e a sociedade sobre os seguintes temas: A Ficção e o Fictício, O Autor e a Autoria e O Sensível e a Sensibilidade.

Redes sociais/sites: Site: História e Narrativa

Contatos: meizelucas@gmail.com