Organização e Preservação do acervo do Instituto de Antropologia da Universidade do Ceará (1958-1968)

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Ciências Sociais, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Isabelle Braz Peixoto da Silva

Início da ação: 2023

O Programa “Organização e Preservação do Acervo do Instituto de Antropologia da Universidade do Ceará (1958-1968)” insere-se na grande área temática Cultura e área secundária Educação. Trata de um patrimônio cultural da UFC e se relaciona estritamente com sua memória. A saber, o acervo do extinto Instituto de Antropologia, que vigeu entre os anos de 1958 e 1968, sendo a unidade inaugural das Ciências Sociais em instituição universitária no Ceará. Pretendemos trazer a lume a documentação escrita e fotográfica de inestimável valor, quando a UFC, através do Instituto, buscava aprofundar conhecimentos sobre a realidade do Ceará, em seus aspectos culturais e étnicos, realizando pesquisas de caráter arqueológico, em busca de restos culturais; e etnográfico, registrando práticas culturais. Nesse sentido o acervo do constitui-se de grande importância histórica e cultural não somente para a UFC, mas, para o estado do Ceará.

Contato: sulamita@ufc.br