Pasárgada – Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos

Data de publicação: 6 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Mariana Tavares Cavalcanti Liberato

Início da ação: 2019

O programa de extensão “pasárgada – promoção de arte, saúde e garantia de direitos” origina-se de um projeto de extensão de mesmo nome, que foi desenvolvido nos últimos dois anos, buscando construir espaços de interface entre a psicologia, a saúde mental coletiva e os direitos humanos, mediante estratégias de intervenção com o uso da arte. ao longo desse período, observamos a necessidade de ampliar e produzir espaços de formação e atuação mais duradouros para os alunos interessados nesse campo, respondendo, também, a uma demanda de interprofissionalidade do curso em que estamos inseridos.

Assim, propusemos a articulação das atividades que já vínhamos desenvolvendo no caps geral da ser iv com o projeto de extensão: “histórias, experiências e cotidianos do centro de atenção psicossocial – caps”, vinculado ao departamento de história, objetivando criar ações nas quais seja possível trabalhar, a partir da arte, as narrativas, memórias e experiências dos sujeitos envolvidos nessa instituição, produzindo, também, registros e materialidades que deem visibilidade ao campo da saúde mental e da reforma psiquiátrica em fortaleza. para tanto, elencamos algumas atividades a serem desenvolvidas, como exposições itinerantes, acolhimento com arte, participação no grupo de arteterapia e na produção do evento mental “palco aberto”. tais atividades direcionam-se não apenas aos usuários do equipamento, mas também a seus familiares e equipe técnica.

O pasárgada compõe-se, ainda, do projeto “medicalização, atenção primária e psicologia (mapsi), que objetiva trabalhar com a promoção da saúde mental na atenção primária à saúde. o projeto existe desde 2018 e, em 2020, irá mudar de campo de atuação, indo para o posto de saúde dr. luís costa, que se situa na mesma regional do caps geral. dessa forma, além de continuar a desenvolver atividades no campo da promoção à saúde, com acolhimentos na sala de espera e acompanhamento de atividades feitas pela equipe do nasf no território, poderemos fortalecer o cuidado em rede.

Por fim, será mantida a atividade de participação na comissão de saúde mental, vinculada ao comitê de prevenção e combate à tortura, como modo de poder contribuir com as discussões macropolíticas do campo da saúde mental e da garantia de direitos, a partir do conhecimento produzido na universidade.

Isso posto, esperamos poder integrar melhor as atividades que já estávamos desenvolvendo, ampliando as possibilidades de ação e alcançando diferentes níveis de cuidado em saúde mental. desejamos, também, produzir interfaces com outros saberes e conhecimentos, de modo a tornar a formação dos discentes mais plural e colaborativa.

Redes sociais/sites: Instagram: @pasargadaufc

Contatos: pasargadaufc@gmail.com