Pensar um Projeto de Vida no Ensino Médio: o discurso do ser alguém na vida

Data de publicação: 27 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Letras Vernáculas, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sandra Maia Farias Vasconcelos

Início da ação: 2023

O Novo Ensino Médio é previsto no Plano Nacional de Educação de 2014 e vem suprir as demandas já decorrentes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996), como também das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) concernente ao Ensino Médio.  Assim, apoiado sobre o desenvolvimento da autonomia do estudante, junto ao incremento do sentimento de responsabilidade acerca das escolhas que esse estudante fará para seu futuro, o ciclo da aprendizagem se estruturará e se organizará. A BNCC busca garantir aos estudantes a oferta de itinerários formativos organizados e estruturados pedagogicamente. Com essa perspectiva de formação que se ajusta às aptidões dos estudantes, mas também aos seus sonhos, a BNCC acredita que propõe aos estudantes possibilidades de acolhimento e estabelecimento de identidades aos estudantes para que desenvolvam seu projeto de vida de maneira satisfatória. Este projeto tem como objetivo construir junto aos alunos do curso de Letras estratégias sobre como ensinar os alunos a construírem um Projeto de vida a fim de desenvolverem as macrocompetências previstas no documento da BNCC durante e após o final do Ensino Médio. É um projeto que consideramos urgente, uma vez que Ensino Médio é um momento em que os estudantes estão atravessando uma fase da vida plena de incertezas, com crises de identidade, momento em que em geral desejam fazer a diferença no mundo, momento de transições corporais, com inúmeras cobranças sociais, em que ainda não são adultos, mas já não são mais crianças. É necessário preparar nossos alunos de Letras, professores em formação, a fim de que estejam preparados ao chão de sala de aula no que concerne à preparação de seu projeto de Vida.

Contato: sandramaia@ufc.br