Processos de Escrita, Letramento Acadêmico e Acolhimento Estudantil

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Ciências Sociais, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. Antônio Cristian Saraiva Paiva

Início da ação: 2023

O curso de extensão “Processos de escrita, letramento acadêmico e acolhimento estudantil” se propõe como um espaço de acolhimento de estudantes voltado para o enfrentamento de dificuldades situadas no processo de pesquisa e escrita acadêmica, tendo em vista que objetiva apresentar e discutir as particularidades dos principais gêneros textuais acadêmicos e possibilidades de escolhas teórico-metodológicas no que se refere à composição e produção textual acadêmica, a fim de auxiliá-los a escreverem com mais fluidez, entusiasmo e qualidade. Os temas a serem tratados no curso são os seguintes: Relações entre sociedade, ciência e circulação do conhecimento. Diferentes caminhos interpretativos sobre escrita. A dimensão estratégica da escrita na comunicação acadêmica. Tipos de escrita e o lugar da subjetividade na escrita acadêmica. Gêneros textuais acadêmicos e suas particularidades. Dinâmicas da autoria no cotidiano acadêmico. Bloqueio da escrita como um problema social do campo acadêmico. Princípios éticos, normas de integridade acadêmica e plágio. Planejamento de escrita e métodos de estudo. A metodologia da ação assume a forma de encontros semanais mediados pela ministrante do curso. Haverá, ainda, realização de oficinas e a organização de um seminário e apresentação de produções acadêmicas e artísticas dos/as participantes. O público-alvo do curso constitui-se de estudantes de ensino superior, assim como a comunidade extra-muros das IES.

Redes Sociais: Instagram: @nuss.ufc

Contato: nuss.ufc@gmail.com