Projeto É da Nossa Escola que Falamos
Data da publicação: 28 de setembro de 2023 Categoria: Departamento de Psicologia, ExtensãoCoordenação: Prof.ª Dr.ª Luciana Lobo Miranda
Início da ação: 2019
Breve resumo das atividades desenvolvidas:
O Projeto “É da nossa escola que falamos” tem como objetivo fomentar a participação de estudantes, professores e gestores como agentes pesquisadores de seu cotidiano escolar. Entre seus objetivos específicos se destacam: Desenvolver a participação dos sujeitos escolares como pesquisadores de seu próprio cotidiano; Fomentar produções artísticas e de resistências com as juventudes no cotidiano escolar; Analisar as experiências vivenciadas na vida escolar durante a pandemia e os seus possíveis efeitos subjetivos; Fomentar a articulação teórico-prática da formação de Estudantes da UFC; Fortalecer a integração Universidade entre e a Escola Pública. Através da base teórico-metodológica da pesquisa-intervenção, radicalizando os participantes como pesquisadores de seu próprio cotidiano, o presente projeto prevê oficinas artísticas, rodas de conversa, formação e criação de pesquisas com a comunidade escolar, tendo estudantes secundaristas a frente do processo. Em 2023 estão previstos dois eixos: A) Riscos Online, a partir do PIBIC-EM “RISCOS ONLINE: REFLEXÕES E AÇÕES PARA O USO CRÍTICO DA INTERNET ENTRE JOVENS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA”, e B) Práticas de gênero, a partir do PIBIC-EM “CORPOGRAFIAS (ARTE)SANAIS NA ENCRUZILHADA: UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO COM JUVENTUDES NA TESSITURA ESCOLAR”. Diante disso, os resultados esperados são: Aumento da participação dos sujeitos escolares na potencialização e transformação do cotidiano; Maior compreensão dos efeitos nos modos de subjetivação durante a pandemia nos estudantes secundaristas de escola pública; Fortalecimento do engajamento ético-político dos jovens no enfrentamento de violências às diferentes manifestações de gênero presentes no cotidiano escolar atrelado ao incentivo de práticas artísticas; Estímulo ao compartilhamento e troca de experiências sobre o uso da internet e a ocupação do espaço online por meio das mídias digitais; Construção de estratégias para enfrentar ou minimizar os riscos que apresentam-se no espaço online; Contribuição com os estudos sobre educação e modos de subjetivação, a partir das discussões de gênero; Compreensão sobre quais são os efeitos das dinâmicas de gênero no cotidiano escolar e como elas são enunciadas pelos estudantes; Melhoria na articulação teórico-prática da formação de Estudantes da UFC; Fortalecimento da integração entre a Universidade e a Escola.
Redes sociais/sites: Instagram: @edanossaescola
Contatos: edanossaescola@gmail.com