Semiótica no Segundo Andar: Vídeos Introdutórios à Semiótica Discursiva

Data de publicação: 4 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Letras Vernáculas, Extensão

Coordenação: Carolina Lindenberg Lemos

Início da ação: 2021

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O objetivo principal desta ação é unir os três eixos centrais da universidade – pesquisa, ensino e extensão – em torno deste último. Para tanto, propomos que alunos de graduação e pós-graduação, sob a supervisão do professor-orientador, realizem todas as fases de elaboração de vídeos didáticos de introdução à Semiótica Discursiva destinados ao público extramuros, a serem publicados on-line, refletindo assim sobre os laços que se podem estabelecer entre a universidade e a comunidade geral. Se a produção de vídeos pode ser considerada eminentemente uma atividade acadêmica, compartilhá-los com a comunidade é uma ação extensionista por excelência. O acesso a conteúdos até hoje fortemente restritos à comunidade universitária, agora em formato de vídeos curtos, em linguagem pouco técnica e repleto de exemplos próximos do cotidiano de um público menos especializado, trará para os espectadores interessados ferramentas novas de análise de textos, colaborando para um olhar mais crítico sobre o material de leitura a que se tem acesso no dia-a-dia, além de ajudar a estabelecer laços entre a universidade e a sociedade.

Redes sociais/sites: Instagram: @semioce_ufc

Contatos: semiotica2a@gmail.com