TRADICE – Tradições Discursivas do Ceará

Data de publicação: 25 de julho de 2022. Categoria: Linguística, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Áurea Zavam e Prof.ª Dr.ª Valéria Severina Gomes

Início da ação: 2004

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O grupo TRADICE, fundado em 2004, atua nas linhas de pesquisa de Práticas Discursivas e Estratégias de Textualização e Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Linguística, da Universidade Federal do Ceará. O objetivo geral do grupo é investigar como os textos se constituem nos diferentes gêneros textuais, desde o século XVIII até o presente, analisando os seus aspectos sócio-históricos e linguístico-discursivos. A noção de “tradições discursivas”, nascida no âmbito da filologia românica e elaborada por romanistas alemães, dá suporte para investigar como se constituíram os textos que circulavam e circulam através dos tempos, em diferentes esferas sociais, e permite revelar práticas sócio-históricas de uso da linguagem ou linguagens. Atuando no âmbito do projeto nacional Para a História do Português Brasileiro (PHPB), o TRADICE desenvolve pesquisas em parceria com o PRAETECE (UECE) e ainda mantém intercâmbio acadêmico-científico com o grupo de pesquisa LEDOC (UFRPE).

Redes sociais/sites: Site: TRADICE

Contatos: tradice.ufc@gmail.com