Atuação da psicologia em uma unidade de transplante renal de um hospital universitário

Data de publicação: 29 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Andrea Batista de Andrade Castelo Branco

Início da ação: 2023

Breve resumo das atividades:

O transplante renal desencadeia reações psicológicas e mudanças comportamentais em pacientes e familiares. O acompanhamento psicológico mostra-se necessário no período em que o paciente aguarda a disponibilidade do órgão, no momento pré-cirúrgico e nas fases pós-operatória imediata e tardia, favorecendo o enfrentamento do processo de adoecimento, hospitalização, tratamento e reabilitação. Esse projeto de extensão objetiva oferecer assistência psicológica na unidade de transplante renal do HUWC, através das seguintes ações: avaliação psicológica, psicoterapia breve (incluindo educação em saúde) e desenvolvimento de protocolo de atendimento psicológico e cartilha de psicologia. Para tal, serão utilizados recursos teórico-metodológicos do campo da Psicologia Hospitalar, tais como Mapa da Doença e Planejamento Terapêutico da Psicoterapia Breve de Apoio. Além disso, os parâmetros e técnicas de leitura da Pesquisa Bibliográfica serão empregados para elaboração dos instrumentos de gestão de cuidado retrocitados. O projeto será realizado por cinco estudantes de graduação em psicologia, sob orientação e supervisão semanal da coordenadora, cujo público-alvo será constituído por pacientes renais, doadores vivos e demais familiares, totalizando uma média de 400 pessoas atendidas. Espera-se que o projeto contribua com o processo formativo dos discentes e favoreça o aprimoramento e o desenvolvimento de novas práticas no âmbito da psicologia no transplante renal, possibilitando melhora da qualidade da assistência no SUS.

Contato: andrea.andrade@ufc.br