CompLin – Computação e Linguagem Natural

Data de publicação: 20 de julho de 2022. Categoria: Linguística, Pesquisa

Coordenação: Prof. Dr. Leonel Figueiredo de Alencar Araripe

Início da ação: 2009

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O grupo CompLin – Computação e Linguagem Natural objetiva, em nível teórico, investigar os aspectos computacionais das línguas naturais, conferindo especial ênfase aos sistemas gramaticais. No plano prático, o grupo foca a aplicação dessa investigação no desenvolvimento de recursos, ferramentas e aplicativos de processamento de linguagem natural (PLN) nos níveis fonológico, morfológico, sintático e semântico. Insere-se, portanto, na confluência entre a linguística teórica, na vertente da gramática gerativa, por um lado, e a linguística computacional e a linguística de corpus, por outro. As pesquisas do grupo, em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, visam a contribuir com produtos e formação de recursos humanos para a universidade e a indústria de softwares, na qual as tecnologias da linguagem natural, tais como tradução automática, extração de informações, agentes conversacionais e sistemas de resolução de perguntas (Q&A), desempenham um papel cada vez mais importante.

Redes sociais/sites: Site: Complin

Contatos: leonel.de.alencar@ufc.br