Diálogos Em Psicologia: Difusão de Práticas e Saberes Multiprofissionais

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Jurema Barros Dantas

Início da ação: 2017

O Projeto Diálogos em Psicologia bem como sua modalidade Itinerante em Psicologia tem como objetivo inicial a inclusão social da comunidade acadêmica e de toda a população interessada nas temáticas abordadas, acreditando ser a educação um dos instrumentos principais para a formação e o exercício da cidadania. Busca-se potencializar futuros profissionais a serem atuantes política e socialmente de forma ética na sociedade. Para além das atividades que ocorrem duas vezes ao mês em escolas da rede pública de ensino médio, o projeto também realiza o projeto Diálogos em Psicologia no contexto universitário. Este se configura como ciclo de palestras, rodas de conversa, mesas redondas, conferências, cine debates e demais ações que ocorrem na Universidade Federal do Ceará seguindo temáticas centrais para o programa LAPFES. Dessa forma, o projeto Diálogos em Psicologia se configura como uma conversa colaborativa e participativa sobre temas pertinentes na atualidade e, sobretudo, em caráter também itinerante, levando o que está sendo produzido no meio acadêmico para a comunidade em geral. A partir das discussões e, consequentemente, de reflexões acerca dos conteúdos articulados, o projeto viabiliza um contato maior com a ciência psicológica e as demais áreas afins buscando, assim, difundir as práticas psicoterápicas de maneira sistemática. Dessa maneira, pode-se afirmar que o projeto Diálogos oferece aos discentes e docentes das diversas instituições de ensino do Ceará e, até mesmo, de outras regiões do Brasil com o canal do Youtube, a ampliação de seus conhecimentos e o enriquecimento de sua formação acadêmica, assim como a ampliação do senso crítico e de uma linguagem crítico reflexiva dos fatos os quais permeiam as distintas realidades das comunidades. A partir dos resultados alcançados durante o exercício do projeto, espera-se a continuidade das atividades de forma cada vez mais coesa com as reais necessidades da população, promovendo o enriquecimento do histórico acadêmico dos discentes e a ampliação de conhecimento da comunidade em geral. Além disso, acredita-se que a troca de conhecimentos entre docentes, discentes e comunidade é uma maneira engrandecedora de se construir e reconstruir valores, ideais e o aprendizado.

Redes sociais/sites: Instagram: @lapfesufc
Site: LAPFES