Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar – GEDESPI

Data de publicação: 4 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ªMarilene Calderaro da Silva Munguba

Início da ação: 2020

Com o advento da curricularização das ações de extensão na Universidade Federal do Ceará – UFC, assim como nas demais universidades, o grupo de estudos Educação para as Diferenças e os Estudos Surdos na Perspectiva Interdisciplinar – EDESPI, em funcionamento desde 2018, em comum acordo com seus membros, resolveu torná-lo um projeto de extensão. Ressalta- se que as ações, devido ao formato virtual adotado a partir de 2020, têm abrangido membros, tanto dos diversos cursos e níveis da UFC, como, em especial, membros externos de diversos municípios do estado do Ceará e de outros estados da Federação, tanto de instituições de ensino superior, como profissionais de escolas públicas municipais e estaduais. Como o EDESPI tem executado diversas ações previstas e contempladas pela curricularização da extensão, e ainda serão implantadas outras ações, entendemos que passará a exercer uma função determinante que é a creditação da extensão no processo de formação do discente, carga horária relevante para os membros que se encontram cursando pós-graduação, assim como para os profissionais. Com a mudança para projeto, a sua sigla será modificada para GEDESPI, que será utilizada a partir de agora nesta proposta, que tem como objetivo geral: garantir um espaço de discussão, aprofundamento e divulgação, voltado para a Educação e as diferenças de modo geral, especialmente sobre a surdez na perspectiva dos Estudos Surdos, oportunizando a participação de profissionais de áreas diversas (Pedagogia, Psicologia, Letras Libras, Terapia Ocupacional), egressos de cursos diversos da UFC, e de áreas afins, professores, estudantes de graduação e Pós-Graduação e técnicos da Universidade Federal do Ceará, e de outras universidades e faculdades. docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, provenientes da Universidade Federal do Ceará – UFC e das demais universidades e faculdades, assim como de profissionais da área e afins. Em termos metodológicos, as estratégias adotadas nos encontros híbridos do GEDESPI terão base nas metodologias ativas que Morán (2015). Como estratégias de mediação, teremos como base Anastasiou e Alves (2015), Bordenave e Pereira (2014). Pretendemos que o projeto de extensão desenvolva suas atividades no período de julho de 2022 a junho de 2028.  Uma das técnicas a serem utilizadas nessa avaliação é Grupo Focal, que segundo Backes et. al. (2011). Também será utilizado questionário misto (2016), aplicado de forma digital por meio da plataforma Google Forms. Resultados esperados: avaliação do conhecimento agregado dos participantes sobre a temática; avaliação das estratégias de mediação adotadas a cada semestre; avaliação dos materiais de divulgação para a sociedade sobre a temática; avaliação dos eventos híbridos de extensão que privilegiem a participação da sociedade; avaliação da produção científica do grupo; avaliação da participação em eventos científicos. Ressaltamos que o projeto de extensão será avaliado sistematicamente, o que possibilitará revisitar as estratégias adotadas e a retomada de forma mais adequada (replanejamento). A elaboração de relatórios parciais é prevista. Ressalta-se a parceria com a Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC Inclui). .

Contatos: marilenemunguba@delles.ufc.br