Ensino de Libras como Primeira Língua no Ensino Regular

Data de publicação: 4 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Letras-Libras e Estudos Surdos, Extensão

Coordenação: Prof. Ms. Marcus Weydson Pinheiro

Início da ação: 2020

A oferta da disciplina Libras, nas séries fundamentais II e ensino médio, é uma primeira atualização do currículo novo para as duas instituições dos ICES e IFS no Ceará, necessitando a melhoria da metodologia do ensino L1 para surdos. O Aluno surdo necessita do livro didático da disciplina de Libras para estudar os conteúdos-aulas assim como em outras disciplinas das outras áreas de conhecimento (ciências humanas, tecnologias, linguagens, ciências naturezas e matemática). A equipe de trabalho continuará a desenvolver e promover, junto aos professores de Libras, o planejamento de atividades, práticas e textos teóricos para futuramente disponibilizar aos alunos estes conteúdos traduzidos em Libras, garantindo assim a acessibilidade.   A Elaboração/Publicação do livro ou apostila é um dos objetivos da ação extensionista. O intuito é  negociar uma parceria, gratuita ou não, com a UFC, ou SEDUC,  para elaborar o material didático  suficiente para quantidade de alunos nas séries fundamentais II e médio das duas instituições públicas no Ceará, levando em conta que não há, ainda, o número exato de alunos destas instituições.

Contatos: mwp@delles.ufc.br