Espaços De Leitura: Cânones E Biblioteca

Data de publicação: 20 de julho de 2022. Categoria: Letras, Pesquisa

Coordenação: Odalice de Castro Silva, Isabel Maria da Cruz Lousada

Início da ação: 2006

Breve resumo das atividades desenvolvidas: Estudo de bibliotecas pessoais de alguns escritores brasileiros e estrangeiros, com o objetivo de relacioná-los à Tradição, à Memória Cultural nos vínculos com a História de Culturas e à Historiografia Literária. Os trabalhos já concluídos e os que estão em andamento acham-se diretamente articulados a uma compreensão historiográfica dinâmica não apenas do sistema literário brasileiro, mas a um grande diálogo com outros sistemas literários como um todo, o que é fundamental para a preparação do estudioso em literatura, e também para o que diz respeito ao âmbito particular, ou seja, o das preferências individuais de leitura que integram a formação intelectual e profissional dos pesquisadores, a partir de leituras incentivadas no ambiente doméstico ou na escola, as quais constroem núcleos básicos ao Conhecimento complexo.

Contatos: ocastroesilva@gmail.com