Grupo de Apoio a Pessoas Feridas – NAPEFE

Data de publicação: 6 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Michelle Steiner dos Santos

Início da ação: 2019

A inexistência na UFC de dispositivos de combate e prevenção a violência, o número reduzido de pesquisa sobre a violência referentes a bullying e assédio moral e sexual nos campi na capital e no interior aliada à ampliação dos casos de estudantes violados fisicamente e emocionalmente por situações de agressão e abuso, bem como os crescentes índices de violência doméstica durante a Pandemia de COVID19 são métricas que impulsionam a renovação desta proposta de extensão. O Núcleo de Apoio a Pessoas Feridas (NAPEFE) busca colaborar para o fortalecimento de uma rede de apoio multidisciplinar, institucional, jurídico e psicológico a vítimas de violência no ambiente universitário e fora deste; bem como propiciar o acolhimento de mulheres e pessoas transgênero em situação de violência e vulnerabilidade social, assim como estimular a construção de espaços psicoeducativos e de formação permanentes voltados ao combate à violência na sociedade e, sobretudo, no contexto universitário. Esta ação se mostra relevante academicamente e para a sociedade já que colaborará para formação instrucional e política dos alunos extensionistas e ampliará as parcerias interinstitucionais com outras IES, auxiliando e discutindo este tema junto aos dispositivos de assistencial social e saúde mental do município e do estado.

Redes sociais/sites: Instagram: @paim_ufc

Contatos: paim@ufc.br