Grupo de Estudos e Pesquisas Étnicas

Data de publicação: 5 de outubro de 2023. Categoria: Antropologia, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Isabelle Braz Peixoto da Silva e Prof. Dr. Kleyton Rattes Gonçalves

Início da ação: 2005

O grupo foi formado para agregar pesquisadores que já há algum tempo vêm estudando grupos étnicos. Reúne professores e estudantes de antropologia e história, da Universidade Federal do Ceará – UFC e da Universidade Estadual do Ceará – UECE, apresentando um caráter interinstitucional e interdisciplinar. Tem como objetivo a produção de conhecimento no campo teórico, historiográfico e etnológico acerca de grupos indígenas e afro-brasileiros e suas relações na sociedade brasileira contemporânea ou ao longo da formação do Brasil. Tal conhecimento atende a demandas do universo acadêmico, agentes sociais envolvidos no campo das relações interétnicas e demais interessados na temática. Pretende incentivar a formação de novos pesquisadores no âmbito das duas universidades, promovendo cursos de pequena duração e participando do debate acadêmico através de publicações, promoção de eventos e apresentações de trabalhos em congressos e outras atividades científicas.

Redes sociais/sites: Instagram: @gepe_ufc

Site: GEPE UFC