Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Jurema Barros Dantas

Início da ação: 2015

Os cursos de graduação em Psicologia possuem a tendência de serem generalistas em sua formação, assim, percebe-se a necessidade de haver uma complementariedade na formação dos alunos, futuros profissionais de psicologia, em termos de assuntos específicos e práticos de algumas áreas do saber psicológico. O Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade – LAPFES (Laboratório vinculado ao Diretório de Pesquisa Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade/ CNPq) surge da necessidade de um aprofundamento teóricometodológico no saber das diversas possibilidades do existir humano, de sua vivência e subjetividade, promovendo trocas significativas entre pesquisadores, docentes e alunos de diferentes áreas e diferentes instituições, complementando o ensino de graduação e pósgraduação em Psicologia e áreas afins. Desse modo, o LAPFES se constitui enquanto um espaço de troca de conhecimentos, aliando os conhecimentos produzidos na academia às realidades vivenciadas pelos sujeitos, a partir de um estudo socialmente contextualizado, seguindo uma perspectiva psicossocial e fenomenológica. O LAPFES por meio de grupos de estudos e pesquisas e, sobretudo, das suas ações de extensão envolvendo diversas instituições parceiras, pretende aproximar o futuro profissional de psicologia da realidade sócio histórica em que se insere; pretende fomentar o compartilhar de experiências a partir de ações com a comunidade que procura os diferentes equipamentos de saúde e, acima de tudo, pretende promover o debate e a reflexão sobre as novas demandas e possibilidades de atuação do psicólogo.

Redes sociais/sites: Instagram: @lapfes

Site: lapfes