Laboratório de Psicanálise da UFC

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Laeria Beserra Fontenele

Início da ação: 1993

O Laboratório de Psicanálise da UFC, com seu intuito de transmissão da Psicanálise e com a observância do tripé Ensino-Pesquisa-Extensão, promove atividades no contexto universitário, cultural e institucional, que visam à discussão e à construção do saber psicanalítico e o diálogo entre setores vinculados à Psicanálise. Com isso, contribui para que a Comunidade seja beneficiada com atividades de extensão relacionadas, direta ou indiretamente, à promoção da saúde psíquica, à educação e à difusão cultural. Seus objetivos gerais são: o fortalecimento da cultura acadêmica; a difusão continuada do saber psicanalítico à Comunidade; a realização de intervenções clínicas e institucionais na área de saúde; o intercâmbio entre alunos e professores (da UFC e de outras IES). O seu público-alvo é formado por estudantes, psicanalistas, profissionais e professores da mesma área e afins, comunidade interessada pelo saber e/ou clínica psicanalítica. Do ponto de vista metodológico, o Projeto adota por base a teoria psicanalítica clássica de Freud, as contribuições de Lacan e de psicanalistas contemporâneos. A referida metodologia ora guia-se pela psicanálise em intensão, ora pela psicanálise em extensão, dependendo da natureza da atividade a ser realizada. Os principais resultados esperados são: a promoção de atividades que fomentem a apreensão e o desenvolvimento do saber psicanalítico; a integração de suas práticas extensionistas com o ensino de Graduação e de Pós-Graduação e com a pesquisa; a complementação dos estudos dos alunos de graduação para sua formação como psicólogos, a manutenção dos canais de intercâmbio e de diálogo com a Comunidade, estudantes, professores, profissionais, outras IES e instituições psicanalíticas; a realização de intervenções clínicas e institucionais, na área de saúde.

Redes sociais/sites: Instagram: @ufcfreud

Contatos: ufcfreud@ufc.br