L’ABRI – Laboratório de Relações Interpessoais

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Cinthia Mendonca Cavalcante

Início da ação: 2014

O Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI) é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), vinculado ao Departamento de Psicologia, criado com o objetivo de gerar oportunidades de estudo, pesquisa e extensão para alunos da Psicologia-UFC, como para a comunidade em geral. Para a orientação do seu tripé acadêmico, o L’ABRI tem como eixo “vínculo e saúde mental”, fundamentado na perspectiva de que o ser humano é inerentemente relacional. Tal concepção carece de maior difusão no meio acadêmico, haja vista a maior demanda de ações voltadas ao campo das relações interpessoais e grupais.

O Laboratório está iniciando o seu sétimo ano de existência e seu grande desafio hoje é a integração de seus membros e parceiros dentro de um contexto de expansão de sua rede de relacionamentos, além da consolidação de sua identidade, por meio de ações em parceria que envolvem profissionais das áreas vinculadas a essa temática, bem como profissionais da rede que participam de ações continuadas. O programa tem desenvolvido ações de estudos e intervenções em campos diferentes. Os resultados apontam para um maior reconhecimento do L’ABRI, possibilitando parcerias tanto dentro, como fora da Universidade, em âmbito nacional e internacional, constatando-se também uma demanda crescente do público nos temas trabalhados pelo Laboratório. Inclusive, sendo possível o I Seminário de Experiências Acadêmicas com Psicodrama e a seleção de novos membros aberta para outras instituições de ensino e cursos.

O presente programa objetiva oportunizar, para estudantes e profissionais de psicologia e áreas afins, o domínio de técnicas e métodos de intervenção no campo das relações interpessoais. A programação anual acontecerá de forma continuada através de ações no campo da intervenção em grupos de cuidado em saúde mental e ações em pesquisa: Seminários de Pesquisa com foco no vínculo interpessoal (o método sociodramático de Jacob Levy Moreno e o método hermenêutico-narrativo de Paul Ricoeur), promovido por alunos membros do L’ABRI, sob orientação da coordenadora do laboratório. Os Treinamentos, capacitações e processamentos em técnicas de intervenção em relações interpessoais também se desenvolverão durante todo o ano, atendendo, inicialmente aos integrantes dos parceiros (Hospital Universitário Abrigo Tia Julia, Serviço de Família Acolhedora da Prefeitura e Equipamentos de Atenção Primária da Prefeitura) tendo como colaboradores, além dos bolsistas, um grupo de estagiários da clínica e saúde (além de recém formados) que atuam no campo com as ferramentas do Psicodrama (denominado GAPL – Grupo de Apoio ao Psicodrama no L’ABRI).O projeto envolve diferentes departamentos da universidade (Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e Educação) e pretende atender a uma demanda em pleno crescimento no exercício da Psicologia e áreas afins.

Redes sociais/sites: @labriufc

Contatos: labri@gmail.com