Na Lida Da Vida: Orientação para o Trabalho e Promoção da Saúde do Trabalhador

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Raquel Nascimento Coelho

Início da ação: 2019

Breve resumo das atividades:

O presente projeto de extensão visa promover ações de orientação para o trabalho, desenvolvendo a reflexão e a construção de sentido acerca da realidade laboral dentro de uma ótica de prevenção e promoção da saúde. Trabalharemos com o público de jovens e adultos em processo de inserção ou reinserção laboral, dando prioridade àqueles que apresentem uma maior vulnerabilidade nesse processo. Será utilizada uma metodologia participativa e teórico-vivencial, no formato de trabalho com grupos fechados ou abertos de periodicidade semanal. Nos próximos dois anos de projeto, há previsão de realização de quatro grupos com estudantes concludentes do curso de psicologia da UFC, quatro grupos com variação de público entre transferidos, estrangeiros ou estudantes em fase de escolha de ênfase do curso de psicologia e quatro grupos com adolescentes de ensino médio. Esperamos, como resultado desse projeto, seguir fortalecendo as ações de prevenção e promoção de saúde do trabalhador realizadas pelo NUTRA, especialmente, aquelas que contribuem para que os processos de inserção laboral sejam vividos de forma mais consciente, autônoma, planejada, empoderada e compartilhada através da construção de redes de apoio e solidariedade. Também esperamos difundir e ampliar essa ação a outros parceiros e formar novos grupos com estudantes de outros cursos, ou outras IES e alunos do ensino médio.

Redes sociais/sites: Instagram: @nutraufc

Contatos: nalidadavida@gmail.com