NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Nordeste

Data de publicação: 25 de julho de 2022. Categoria: Pesquisa, Psicologia

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Deborah Christina Antunes

Início da ação: 2014

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O “NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar – Nordeste” é um grupo/rede de estudos e pesquisas que objetiva estabelecer colaborações/parcerias regionais e nacionais para produção de conhecimentos relacionados às Teorias Críticas. O grupo visa desenvolver as categorias da Escola de Frankfurt em contexto brasileiro, levando em conta as especificidades históricas, sociais e culturais, bem como as formas de manifestações políticas, as indústrias culturais, as novas tecnologias, os processos de subjetivação, as experiências de preconceito e as experiências culturais próprias a esta virada de século. O grupo pauta suas pesquisas em torno da valorização da pesquisa empírica interdisciplinar na teoria social e da criação de metodologias críticas para enfrentar a atual dimensão histórica de problemas. Como rede, conecta pesquisas de estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores nas cinco regiões brasileiras. A especificidade de cada região será definida pela linha de pesquisa.

Redes sociais/sites: Site: Nexos

Contatos: deborahantunes@ufc.br