Núcleo de Psicologia Comunitária – Nucom

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Verônica Morais Ximenes

Início da ação: 1992

O Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) do Departamento de Psicologia, apesar de existir como projeto de extensão desde 1983, foi cadastrado como Núcleo somente em 1992, época em que ganhou sede própria. O NUCOM tem como objetivo desenvolver espaços e práticas de participação que objetivem à luta contra a discriminação e a marginalização de grupos e pessoas diante do contexto de violação dos direitos individuais e coletivos. Tem o seu foco de atuação junto a população em situação de rua. A partir das experiências na pesquisa e extensão pode desenvolver conceitos, métodos e instrumentais em Psicologia Comunitária que contribuem para a atuação em comunidades pobres. Podendo, dessa maneira, contribuir com a formação e a profissionalização do estudante da Psicologia. Trabalhamos com metodologias participativas com o método Dialógico-vivencial. Os principais resultados são o desenvolvimento do sujeito comunitário, formação integral dos estudantes da graduação e da pós-graduação em Psicologia e dar visibilidade a produção teórica da Psicologia Comunitária. Trabalha com metodologias participativas com base no diálogo, na cooperação e na partcipação.  É formado por professores, alunos da graduação e da pós-graduação em Psicologia da UFC e pesquisadores externos.

Redes sociais/sites: Instagram: @nucomufc

Contatos: vemorais@yahoo.com.br