Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM)

Data de publicação: 24 de fevereiro de 2021. Categoria: Saiba mais

O Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) do Departamento de Psicologia existe desde 1983 e vem desenvolvendo atividades baseando-se no tripé ensino, pesquisa e extensão/cooperação. O seu objetivo geral é desenvolver espaços e práticas de participação que objetivem à luta contra a discriminação e a marginalização de grupos e pessoas diante do contexto de violação dos direitos individuais e coletivos.

Em razão da pandemia todas as atividades foram adaptadas para o formato virtual. Dentre as desenvolvidas: grupo de atendimento psicoterápico de forma virtual para profissionais que trabalham com a população em situação de rua; construção de vídeos semanais Nucom Pop, apresentados para a população em situação de rua de Fortaleza assistida no Centro Pop; postagens de diárias no Facebook, Instagram e site do NUCOM com informações relacionadas à Psicologia Comunitária, à população em situação de rua e em situação de pobreza, e às ações de enfrentando o COVID 19; desenvolvimento e edição do vídeo-documentário Auto da Canafístula, com uma avaliação dos trabalhos.

Além disso, as atividades de ensino foram desenvolvidas através da realização de um grupo de estudo de forma virtual sobre Psicologia Comunitária, e contou com a participação de 20 estudantes de graduação em Psicologia de várias instituições, entre outras ações.

Site: Nucom UFC

Instagram: @nucomufc