Núcleo de Psicologia do Trabalho – Nutra

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. Cássio Adriano Braz de Aquino

Início da ação: 02/01/2017 (fundação 20/09/1994)

O Núcleo de Psicologia do Trabalho (NUTRA) é um programa de extensão vinculado ao Departamento de Psicologia da UFC, que objetiva suscitar discussões relacionadas à área da Psicologia Social do Trabalho no âmbito acadêmico, englobando, com suas atividades, os campos de ensino, pesquisa e extensão. Seu intuito encontra-se na viabilização de uma formação profissional, teórica e crítica dos alunos, complementando seus conhecimentos quanto à área do trabalho, assim como a realização de pesquisas e atividades relativas à produção de conhecimentos na área. No decorrer do ano de 2019, o NUTRA desenvolveu grupos de estudo, composta por um grupo de estudos denominado “Introdução à Psicologia Social do Trabalho”, além de um grupo interno para discussões de temáticas relativas ao universo laboral e o contexto do neoliberalismo.
O NUTRA também mantem ações já consolidadas tais como o projeto “Cinema e Trabalho”, onde são exibidos filmes relacionados ao universo laboral e debates acerca dessa temática, e dos Seminários Integrados do Trabalho. Vem também desenvolvendo pesquisas com bolsistas PIBIC e pretende ampliar as pesquisas realizadas, a partir das atividades em parceria com a própria Universidade e com outras instituições. Além de intervenções junto à Procuradoria Regional do Trabalho, Secretarias de Governo do âmbito estadual, sindicatos, ONGs e parcerias com laboratórios e Núcleos de outras instituições de ensino do país, tais como NUTRAS (UFF), NUESTRA (UFSCa), TRAMAS (USP), LET (UNIFOR) etc..

Redes sociais/sites: Instagram: @nutraufc

Contatos: brazdeaquino@gmail.com