Plantão Psicológico: Ampliando Possibilidades de Escuta e Acolhimento

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Jurema Barros Dantas

Início da ação: 2023

Breve resumo das atividades:

Dentro de uma perspectiva contemporânea, tem-se falado numa nova modalidade clínica que veio, como bem nos aponta Rebouças e Dutra (2010) não substituir a psicoterapia, mas se constituir numa alternativa a esta. Se enunciando, na verdade, como uma prática que se adequa às demandas atuais, e nomeada por Mosqueira, Morato e Noguchi (2006) como uma prática de atenção psicológica. O Projeto de Plantão Psicológico pode, então, ser entendido como uma modalidade de atendimento clínico-psicológico de tipo emergencial, aberto à comunidade cuja função é proporcionar uma escuta e um acolhimento à pessoa no momento de crise. A proposta do plantão psicológico visa oferecer serviços psicológicos à população que procura a Clínica Escola da UFC, que procura atendimento nos diferentes níveis de atenção no âmbito da saúde, servindo como espaço de acolhimento e de informações, auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional, bem como um esclarecimento acerca de sua realidade social e de seus direitos enquanto cidadão. Os resultados esperados envolvem: sedimentar os trabalhos, ofertar atendimento efetivo e ampliar o caráter multiprofissional e interdisciplinar na Clínica Escola, Posto, CAPS, Hospital e demais contextos de saúde; oferecer um espaço reservado para escuta e reflexões das demandas trazidas pelos voluntários, visando o cuidado da saúde mental desses profissionais colaboradores; oferecer possibilidade de formação profissional abrangente aos discentes do curso de Psicologia da UFC; estabelecer parcerias com demais universidades no Estado do Ceará, ampliando e articulando a rede de serviços de saúde; promover eventos de capacitação e troca de experiências sobre o Plantão Psicológico e suas possibilidades de atuação e tornar se referência em Plantão Psicológico no Estado do Ceará. Constata-se a partir dos mais de 7500 pacientes atendidos em quase oito anos de projeto um expressivo crescimento do Plantão Psicológico, sendo necessário e viável seu processo de expansão para outros equipamentos. Tal ação configura a preocupação da coordenadora e da equipe em consolidar um trabalho multiprofissional, matricial com base no território e vocacionado para clínica ampliada, promovendo saúde mental. Este serviço, ao longo desses anos, é responsável por otimizar filas de espera, favorecer o princípio da gestão da clínica em consonância com as diretrizes do SUS, viabilizar o fluxo da rede no que concerne aos processo de cuidado em saúde mental, esclarecer e acolher os usuários e suas demandas, acolher e cuidar de uma parcela da população que muitas vezes não consegue atendimento em outros serviços ou não necessita de acompanhamento regular e ainda de dar uma contribuição significativa à formação dos discentes que dele fazem parte – tendo em vista que se configura como uma possibilidade de capacitação profissional, assim como um cenário profícuo de pesquisas e análises da prática clínica. Ademais, o plantão vem construindo junto a seus atores uma clínica comprometida com a emergência de novos sentidos, posicionando-se de modo ético e político na sociedade e, sobretudo, vem consolidando a universidade como espaço de formação, pesquisa e prestação de serviço público de qualidade para população no Estado do Ceará.

Redes sociais/sites: Instagram: @lapfes
Site: Lapfes