Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues

Data de publicação: 20 de julho de 2022. Categoria: Linguística, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Pâmela Freitas Pereira Toassi

Início da ação: 2018

Breve resumo das atividades desenvolvidas: Estudos sobre o processamento da linguagem de bilíngues e multilíngues são importantes na elucidação de questões de ensino/aprendizagem de língua estrangeira, visto que o entendimento da organização do sistema linguístico do aprendiz contribui para a melhoria das metodologias de ensino. Dessa forma, pesquisas nessa área são fundamentais para o avanço do ensino da língua estrangeira. Através do conhecimento dos processos cognitivos subjacentes à aquisição da linguagem o professor de língua estrangeira pode aperfeiçoar sua metodologia, de forma a melhor atender às necessidades do aluno. Dentre as principais questões investigadas nesta área, se encontram a aquisição de vocabulário, o acesso lexical, a produção e a compreensão da fala em língua estrangeira, o processo de leitura, o processo de tradução e questões relativas a diferenças individuais do aprendiz de língua estrangeira (tais como aptidão, crenças e motivação).

Redes sociais/sites: Site: Pibli Multi

Contatos: pamelatoassi.ufc@gmail.com