Programa Locus: Preservação Ambiental, Cultura e Saúde Comunitária de Populações Indígenas

Data de publicação: 5 de outubro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Zulmira Áurea Cruz Bonfim

Início da ação: 2021

Breve resumo das atividades:

O Programa Locus, há cerca de cinco anos, vem trabalhando com o povo Pitaguary, na aldeia de Monguba, em Pacatuba (CE). As ações realizadas objetivam contribuir com o fortalecimento da cultura indígena e a formação acadêmico-vivencial de alunos de graduação e pós-graduação, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão. As atividades realizadas envolvem alunos dos diversos níveis acadêmicos, instituições parceiras e a própria comunidade indígena. Teoricamente, embasamo-nos na Psicologia social de base histórico-cultural e na Psicologia Ambiental, enfocando, principalmente, a afetividade, o bem viver, a saúde comunitária e a saúde mental de populações originárias. Adotando uma metodologia de inserção etnográfica, planejamos a realização de Grupos de Estudos com os membros do projeto, de graduação e pós-graduação, para o aprofundamento na temática. Serão, ainda, realizadas reuniões de planejamento interno do Laboratório; revisão do referencial teórico-metodológico que guia o Programa; mobilização da comunidade para escuta de necessidades psicossociais e planejamentos conjuntos das atividades; reuniões de planejamento e avaliação das atividades em campo; organização e acompanhamento de trilhas socioambientais na aldeia e realização de encontros para devolutivas e debates sobre as atividades realizadas. As metas almejadas pelo Programa envolverão a integração intergeracional, a valorização da cultura local, o fortalecimento da identidade étnica e uma formação acadêmica comprometida com a história da ancestralidade dos povos originários. A parceria do Programa Locus com o Projeto Ancestralidade potencializa as atividades propostas de ambos com o intuito de fortalecer os processos de interculturalidade e intergeracionalidade.

Contatos: zulaurea@gmail.com