Projeto Cine Nucepec: Discutindo a Infância e a Adolescência Através de Filmes

Data de publicação: 29 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Andrea Carla Filgueiras Cordeiro

Início da ação: 2023

O Cine NUCEPEC é um projeto de extensão vinculado ao Núcleo Cearense de Estudos e Pesquisas sobre a Criança (NUCEPEC), da Universidade Federal do Ceará, que desenvolve problematizações sobre as diferentes formas de enxergar a criança e o adolescente, sobretudo ao que se refere a garantia de direitos. A existência desse projeto é motivada pela necessidade de criação de espaços que fomentem discussões sobre a criança e o adolescente como sujeitos de direitos, bem como as consequências no desenvolvimento social, psíquico dos mesmos através desses atravessamentos do contexto social e da defesa de políticas públicas para esse público. Tem por objetivo fomentar espaços de diálogo crítico e contextualizado acerca da temática infanto-juvenil, abordando questões que perpassem esses sujeitos através de reflexões e práticas voltadas para a promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Para a execução dessa proposta utiliza-se recursos audiovisuais como mediadores para socialização e (re)construção de conhecimentos, propiciando encontros dinâmicos, que favorecem processo educativo e formativo sobre a temática abordada. Além dessa atividade, o Cine também promove grupo de estudos, Cine Externo, no qual filmes/documentários são exibidos em espaços de universidades e escolas, sendo aberto ao público em geral; Cine Interno, cujo intuito é aprofundar a formação acadêmica dos próprios membros do núcleo. Percebe-se que a utilização de filmes, bem como outros recursos audiovisuais, como imagens, desenhos, vídeos e documentários, facilitam a compreensão da temática abordada, uma vez que, em seu conteúdo, representam vivências cotidianas, com as complexidades e os mundos diversos possíveis à vida de crianças e adolescentes, tornando mais concreto as problemáticas da discussão. Também contempla os direitos humanos, o que é muito relevante para a atividade realizada em parceira com a fundação, por ser um tema significativo para o exercício da cidadania desse público, ao possibilitar que eles se apropriem do conhecimento. Além disso, nota-se que o espaço de discussão, realizado após a exibição de mídias, fomenta diversos questionamentos por parte do grupo, refletindo sobre sua possibilidade de atuação.

Redes sociais/sites: Instagram: @nucepec

Contatos: nucepeceventos@gmail.com