Projeto Corpore: Por uma Prática Multiprofissional de Prevenção aos Transtornos Alimentares

Data de publicação: 28 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Jurema Barros Dantas

Início da ação: 2016

A proposta do Corpore preconiza atendimentos individuais ou em grupo, com estagiários da área da Psicologia e da Nutrição aos usuários do Serviço de Psicologia da Clínica Escola da UFC, em caráter voluntário, com questões envolvendo possíveis distorções da autoimagem a fim de auxiliar as pessoas a terem uma maior autonomia emocional, bem como um esclarecimento acerca de sua realidade social e de seus direitos enquanto cidadão. Os resultados esperados envolvem: Tematizar possibilidades de ampliação da formação do profissional de Psicologia; Discutir possibilidades de atuação profissional adequadas às demandas sociais da atualidade; Problematizar a noção de corpo no contexto da atualidade e suas possíveis reverberações no surgimento das patologias da autoimagem a fim de promover um serviço de prevenção aos transtornos alimentares; Viabilizar o acolhimento da população que procura a Clínica Escola, procurando promover um atendimento integral e multiprofissional, qualificando o serviço e a formação dos discentes envolvidos; Contribuir para a construção de uma clínica comprometida com a emergência de novos sentidos e possibilidades de ajuda; Sedimentar os trabalhos e o caráter multiprofissional da Clínica Escola; Oferecer possibilidade de formação profissional abrangente aos discentes do curso de Psicologia da UFC; Estabelecer parcerias com demais universidades no Estado do Ceará, ampliando e articulando a rede de serviços de saúde; Promover eventos de capacitação e troca de experiências sobre a prática psicológica e suas possibilidades de atuação no contexto das patologias da autoimagem e tornar-se referência em prevenção dos transtornos alimentares no Estado do Ceará.

Redes sociais/sites: Instagram: @lapfes

Contatos: lapfesufc@gmail.com