Projeto Novo Vestibular

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de História, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. Mário Martins Viana Júnior

Início da ação: 1986

O Projeto Novo Vestibular é um programa de extensão cujo objetivo principal é contribuir para a democratização da educação e ampliação da vida escolar dos educandos, mediante a garantia de ensino continuado a jovens e adultos oriundos de escola pública que manifestem interesse em ingressar no ensino superior pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros vestibulares. Para tanto, desenvolve-se um trabalho coletivo, colaborativo, interdisciplinar e em rede que congrega docentes e discentes de diferentes cursos da UFC (Economia, História, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais e Medicina) e que é abalizado pelos princípios teórico-metodológicos da educação popular e da pesquisa-ação, com extrema atenção para a inclusão de alunos parcialmente surdos e surdos. Nesse sentido, trata-se de uma intervenção extensionista que busca alterar a própria dinâmica dos cursos de licenciatura, à luz das Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio e da reflexão sobre a prática docente. Ao longo de três décadas de existência, estima-se que o PNV tenha contemplado de maneira direta 11.600 jovens e adultos oriundos da população pobre de Fortaleza que puderam continuar seus estudos; 800 alunos da UFC que atuaram como monitores/bolistas do Programa; além de outros indivíduos que foram impactados positivamente pela ação de maneira indireta (familiares, professores, etc.).

Redes Sociais: Linktr.ee: projetonovovestibular Instagram: @projetonovovestibular

Contato: clotilde-camposs@outlook.com