Seca, Cultura e Movimentos Sociais

Data de publicação: 5 de outubro de 2023. Categoria: História, Pesquisa

Coordenação: Prof. Dr. Frederico de Castro Neves e Prof. Dr. Tyrone Apollo Pontes Cândido

Início da ação: 2002

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O GT da Seca – Trabalho, Cultura e Movimentos Sociais-  tem como objetivo promover o debate entre estudantes de graduação e pesquisadores que se interessem pela questão do mundo do trabalho no Ceará, desde a consolidação da colonização portuguesa aos conflitos do tempo presente. As discussões tratam sobre a agência e experiência de trabalhadores, livres ou escravizados, em seus ambientes de trabalho, habitação e lazer, sejam em cenários urbanos ou sertanejos. Destacam-se também as práticas de convívio social, na criação de espaços de sociabilidade e na cultura popular, perceptíveis através da produção literária e intelectual, da literatura de cordel, nas formações de zonas de contato interétnico, festividades, manifestações de religiosidade popular e tradições orais. O fenômeno migratório, diretamente ligado à experiência de mulheres, homens e crianças cearenses, também é foco das discussões desenvolvidas, sejam os deslocamentos compulsórios relacionados ao tráfico interprovincial ou atlântico, as constantes políticas migratórias acionadas nos períodos de secas e as expectativas criadas pelo extrativismo, expansão de áreas agrícolas ou industriais em outras regiões.

Redes sociais/sites: Site: GTSECA

Contatos: frederico.neves@pq.cnpq.br