Seminários Sobre o “Tipos Psicológicos” de C. G. Jung

Data de publicação: 22 de junho de 2022. Categoria: Departamento de Psicologia, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. José Wilson Vasconcelos Júnior

Início da ação: 2016

O Projeto tem fim educacional e epistemológico, ampliando a formação curricular, tanto para profissionais egressos de Psicologia e áreas afins, quanto para estudantes. Incide diretamente na capacitação profissional do psicólogo psicoterapeuta que possua, na Psicologia Analítica, seu referencial de atuação. Visa contribuir, portanto, com uma práxis melhor fundamentada e mais rigorosa do psicólogo, capacitando-o, assim, para uma oferta de serviço à população mais ética, competente e compromissada. O Projeto pretende perfazer em Seminários temáticos obras de de Carl Gustav Jung e possibilitar a ampliação do lastro lógico, histórico e epistemológico de seus participantes em Psicologia Analítica. Isso porque, constituindo-se a tipologia junguiana, não uma caracterologia, mas sim “um sistema de medida e orientação que torna possível o que nos faltou por muito tempo: uma psicologia crítica” (Jung, 1991, §1030), torna-se tal livro o fio condutor para uma capacitação mais profunda nas dimensões clínicas da prática psicológica, naquilo que evoca de história do pensamento humano e sua epistemologia. Proporcionando um caminho de formação continuada mais extenso e também de aprofundamento e rigor, sentido como carência pelos profissionais e estudantes da área que constantemente assim se nos manifestam. Os participantes têm avaliado positivamente o efeito do projeto no que se refere à assimilação da lógica dos textos lidos e discutidos; à ilustração disso através de exemplos que provenham da própria experiência dos integrantes do Projeto; à capacidade destes últimos de interlocução com os orientadores e os outros colegas e à reflexão epistemológica criativa, introdutora de novidade nas discussões e na redação de textos.

Contatos: wilson.vasconcelos@ufc.br