Projeto Línguas & Histórias (Variação, multifuncionalidade e mudança em perspectiva sociofuncionalista e sócio-histórica)

Data de publicação: 25 de julho de 2022. Categoria: Linguística, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Márluce Coan e Prof. Dr. Valdecy de Oliveira Pontes

Início da ação: 2014

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O projeto Línguas & Histórias visa ao desenvolvimento de pesquisas em duas linhas analíticas: (i) variação-multifuncionalidade-mudança, linha que trata de fenômenos linguísticos em diferentes níveis gramaticais, considerando-se fatores linguísticos e/ou extralinguísticos, e (ii) estudos comparativos, contrastivos e tradutológicos, cujo interesse se assenta em convergências e divergências entre línguas. A relevância deste projeto decorre de: a) significação histórica, por tratar de processos de modulação gramatical ao longo do tempo; b) significação interlinguística, tendo em vista análises comparativas, contrastivas e tradutológicas correlacionadas a valores culturais, históricos e sociais; c) significação analítica, por considerar corpora reais, os quais fornecem subsídios sobre peculiaridades linguísticas de cada período histórico, e d) significação teórica pela inclusão da dimensão sócio-histórica às pesquisas sociofuncionalistas, aumentando, portanto, seu poder explanatório.

Contatos: coanmalu@ufc.br