Sociologia para jovens do Ceará: aulas públicas e ações de formação docente

Data de publicação: 26 de setembro de 2023. Categoria: Departamento de Ciências Sociais, Extensão

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Willams Ribeiro Lopes

Início: 2023

Esta ação de extensão visa garantir a qualidade da formação dos professores de Sociologia e a continuidade do ensino dessa disciplina nas escolas públicas e privadas do estado do Ceará, diante das alterações curriculares promovidas pela Reforma do Ensino Médio e a BNCC. Pretende-se contribuir por meio de ações que promovam aulas públicas nas instituições escolares e assessorem os professores (atuantes e em formação inicial e continuada) no desenvolvimento de conteúdos e práticas pedagógicas em diálogo com a realidade das juventudes cearenses. Para os estudantes do Ensino Médio, egressos e candidatos aos processos seletivos universitários, sobretudo, o ENEM, o projeto oferecerá aulas públicas de Sociologia que possibilitam o diálogo dos conteúdos curriculares da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, da BNCC, com temáticas pertinentes ao estado de Ceará. Os temas e conteúdos das aulas serão selecionados, planejados e produzidos por licenciandos que estejam no período de estágio docente obrigatório, sob a supervisão dos professores formadores e dos mestrandos do PROFSOCIO. Para os(as) professores(as) da Educação Básica das escolas parceiras, serão realizadas formações sobre conteúdos relacionados à BNCC e ao Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) com o objetivo de desenvolver práticas de ensino que dialogam com as competências, as habilidades e os objetos de conhecimento dos referidos documentos, mas que não reduzem o papel da escola, da disciplina e do professor. Além disso, as práticas de ensino serão pertinentes a fenômenos sociais do estado do Ceará, de forma a desenvolver uma Sociologia mais próxima da realidade das juventudes cearenses. Esta ação será conduzida pelos professores (as) formadores da Universidade e beneficiará os estudantes matriculados nos cursos de formação de professores da graduação e pós-graduação. De modo geral, esta ação contribui para a valorização e continuidade do ensino de Sociologia no estado do Ceará, diante da reorganização do currículo escolar.

Redes sociais: Instagram: @lepecufc
Facebook: LEPEC UFC