Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras – TECLE

Data de publicação: 25 de julho de 2022. Categoria: Linguística, Pesquisa

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sara de Paula Lima

Início da ação: 2018

Breve resumo das atividades desenvolvidas: O grupo de pesquisa em questão tem como objetivo investigar a inserção da tecnologia no fazer docente, mais especificamente, nos processos de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. O uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a formação do professor tem garantido ampla discussão no meio acadêmico, caracterizando-se por distanciar o professor conteúdo, que ainda centraliza o processo de ensino e aprendizagem em si, desconfia da curiosidade do aluno e não sabe interpretar seus anseios, do professor interface, sujeito que domina o conceito de letramento digital, sendo aquele que não somente sabe dar resposta, mas que provoca questionamentos, estimula a necessidade de novas pesquisas e promove desafios. Dessa forma, pesquisas na área de educação e tecnologia aprofundam a reflexão sobre o letramento digital na formação do professor, aqui destacado, o professor de línguas estrangeiras.

Redes sociais/sites: Site: TECLE

Contatos: profasaralima@gmail.com